20.1.14

NÓS CRITICAMOS, LÁ FORA ADORAM...

Temos um país maravilhoso, temos consciência disso, mas pouco admiramos. Enquanto um turista passa na Praça do Comércio e fica horas a tirar fotografias e a admirar todos os cantos, nós passamos lá de carro e nem olhamos. É certo que a Praça do Comércio esteve durante anos "apagada" mas agora não, agora tem vida. E eu falo por mim, que sei disto tudo, que não me canso de dizer que tenho que ir lá explorar todas aquelas esplanadas novas mas que, continuo a passar lá de carro como se nada fosse. 

E quem diz a Praça do Comércio diz muitos outros sítios. Porque razão e que, por mais que se viaje, sabe sempre bem voltar a casa? Porque a nossa casa é Portugal. Podemos não estar com as melhores perspectivas de futuro, mas temos um País pronto para ser explorado. Temos história, temos praias maravilhosas, temos a comidinha que mais ninguém tem. Temos pessoas agradáveis (já tivemos mais, é certo) e temos excelentes profissionais que levam o seu trabalho e perícia além fronteiras. 

2014 ainda agora começou e Portugal já estar a dar cartas. Estamos no top 10 da ABTA - The Travel Association (uma agência de viagens de bandeira no Reino Unido) dos destinos turísticos para 2014. Estamos no top 25 dos destinos a não perder deste ano da Fodor com o Vale do Douro. Em termos de estatísticas, tivemos mais 8% de turistas da Grã Bretanha em 2013, com uma expectativa ainda maior para este ano. Lá fora elegem ainda outros pontos de roteiro turístico: a Universidade de Coimbra, Porto, Lisboa, Alentejo e Tomar. Temos ainda o título de "uma das jóias menos conhecidas da Europa" atribuído ao Vale do Douro, considerado património da UNESCO. Integramos, ainda, a lista dos cem melhores Hotéis Mundiais com 5 Hotéis Nacionais.

Por cá, não conhecemos metade, só falamos de crise, não há esforço de encarar a vida com positivismo e estamos muito materialistas. É certo que o dinheiro trás felicidade. Se não fosse assim não haveria tristeza por não conseguirmos pagar as nossas contas. Mas temos TUDO para dar certo! Temos o nome de Portugal destacado lá fora, temos profissionais excelentes que não deixam isto morrer. Se há pessoa que acreditam, porque razão é que haveremos de ser nós os pessimistas?

A vida não está fácil para ninguém. Não há emprego, recebe-se pouco, a vida está mais cara, temos uma batulada de coisas para pagar... Mas não está provado que se nos lamentarmos disso tudo alguma coisa muda. Porquê encarar a vida com pessimismo se nada vai alterar com essa atitude? 

Sejam felizes e façam os outros felizes...!

D

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...