21.2.13

BEAUTY ROUTINE

É certo que uma boa maquilhagem faz milagres no que diz respeito ao nosso aspecto mas os cuidados que devemos ter com a nossa pele, em especial a face, vêm muito antes de todas as técnicas e dicas de maquilhagem.

A preparação da pele é meio caminho andado para uma tez luminosa, fresca e hidratada. Tudo isto facilita muito a tarefa da aplicação de maquilhagem, uma vez que vamos ter menos imperfeições a tratar.

O post de hoje é dedicado a todos os cuidados faciais que devemos ter com numa rotina bi-diária.

A ordem de todos os passos que vou descrever não deve ser alterada.

1. LIMPAR


O primeiro passo na busca de uma tez perfeita é a limpeza. Deve ser feita todos os dias ao levantar e ao deitar. Há vários tipos de produtos próprios para este efeito. Podem usar um gel de limpeza, um leite de limpeza ou até um desmaquilhante pouco oleoso. Aplicando na pele húmida e retirado com água depois de massajar (no caso do gel, o meu preferido), ajuda a remover todas as impurezas que estão na pele. O ideal é retirar o produto com água morna para abrir os poros e prepará-los para receberem os próximos produtos a aplicar.  

2. TONIFICAR


Depois de secar a pele com a toalha em pequenos toques, o 2º passo consiste em aplicar o tónico. Basta deitar um pouco de produto num disco de algodão e passar pela pele, sem fazer demasiada pressão. Ajuda a remover as impurezas mais persistentes e a tonificar a pele facial. Também duas vezes ao dia, ao acordar e ao deitar.

3. HIDRATANTE DE LÁBIOS



Enquanto esperamos que a pele absorva o tónico podemos aplicar um hidratante para os lábios. Também eles precisam de cuidado específico para se manterem jovens e hidratados. Um batom hidratante ou um bálsamo labial são algumas das opções. Caso as células mortas insistirem em não desaparecer, podemos fazer de quando em vez uma pequena esfoliação aos lábios, muito leve e sem danificar os mesmos. 


4. CREME DE OLHOS


Depois de deixar a pele absorver o tónico, aplicamos o creme de olhos na zona das olheiras e debaixo das sobrancelhas. Nunca junto ao olho (excepto o canto interno onde começam as olheiras) nem na pálpebra móvel. Cerca de um dedo debaixo do olho e acima da pálpebra móvel. Para aplicar, basta criar pontos de produto e espalhar com pequenos toques com o dedo, sem exercer muita pressão. Esta é uma zona muito sensível e, como tal, deve prever cuidados específicos. 

5. CREME HIDRATANTE


Consoante o nosso tipo de pele, existem vários cremes hidratantes no mercado. O ideal é contactarem um profissional para avaliar o vosso tipo e vos aconselhar qual o creme que mais se adequa às vossas necessidades. Existem, também, cremes de dia e de noite. O primeiro cria uma espécie de barreira que impede que as impurezas a que estamos expostas no dia-a-dia se alojem nos nossos poros. O segundo deixa a pele respirar de forma a absorver melhor o produto. Se quiserem optar por apenas um creme que dê tanto para o dia como para a noite, utilizem antes um creme que seja apenas hidratante. Atenção que isto de creme de noite é para utilizar antes de ir para a cama e não antes de ir para a discoteca!
Deve ser aplicado em toda a face, excepto na zona dos olhos. Devemos ter em conta a linha onde aplicámos o creme de olhos como barreira. No caso de faltarem cuidados específicos para o pescoço e zona do decote, o creme hidratante deve se alastrar também a estas zonas. Aplicar sempre na direcção lifting, ou seja, contrariando a gravidade e a linha das rugas. Quase como que nos estivéssemos a esticar para conseguir uma pele com um aspecto mais jovem.

EXTRA: ESFOLIAÇÃO



A esfoliação permite eliminar as células mortas e incentivar a uma renovação da pele mais rápida. Deve ser feita uma vez por semana com esfoliantes faciais próprios. Os esfoliantes corporais são demasiados abrasivos, pelo que devemos preferir algo mais leve. 
Já existem vários aparelhos no mercado que nos permitem um resultado mais eficaz, apesar de que a utilização dos nossos próprios dedos é uma solução mais barata e igualmente eficaz. Atenção que demasiada esfoliação origina peles sensíveis e pode criar alergias. Consoante as vossas necessidades, regulem o prazo entre as esfoliações, sem nunca diminuir o período de uma vez por semana.

EXTRA: MÁSCARA FACIAL


A máscara facial é, também, considerada um extra. Também ela tem vários tipos, seja hidratante, purificante ou rejeneradora. Mais uma vez, adequar a escolha do produto às nossas necessidades. 
Deve ser aplicada em toda a face, evitando a linha dos olhos e os lábios. Deixar actuar no mínimo 10 minutos e depois retirar com água ou discos de algodão.
O ideal é ser utilizada uma vez por semana. No entanto, e caso se justifique, podem ajustar este prazo ao vosso problema. 


Tudo isto deve ser feito todos os dias, como se de um tratamento se tratasse. O melhor remédio de uma pele jovem e fresca é a prevenção. No caso de já ser tarde demais para prevenir, nada como actuar implacavelmente com cuidados específicos anti-idade. Ao fim de um tempo de rotina sem falhas conseguimos ver resultados maravilhosos. Testem os vossos produtos e quando encontrarem um que se adeque a todas as vossas necessidades não o deixem fugir!

D

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...